segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

... Pensando o Ensino...

Hora da ultima postagem...

A reflexão sobre o ENSINO foi a proposta desse blog, e isso aconteceu por diferentes ângulos, pensamos o ensino em relação as teorias de educação, na forma dos personagens que teorizaram sobre esse tema. Pensamos o ensino dentro da função social da escola, que se transforma, dialoga e interage com as sociedades no tempo e no espaço. Vimos o ensino através do currículo, nas diferentes atuações do currículo, ideológico,reprodutor, critico, oculto, questionador, e nas formas que assume, como prescrito, moldado pelo professor e por fim o currículo em ação. Olhamos também o ensino no viés da aprendizagem, buscando compreender como aprendemos e como atuar de forma efetiva na mediação do conhecimento.
E isso foi importante para tornar concreta a idéia de que o ENSINO, e o oficio de EDUCADOR são movimentos contínuos, densos, e essenciais na vida em sociedade.


Nos faz pensar qual a importância do ensino e também reconhecer as suas limitações. Reconhecer a importância da educação como direito social que só pode ser garantido na sua forma pública e gratuita e também os indivíduos que atuam nesse processo, o professor e também o aluno, olhados agora com outra perspectiva que ultrapassa o “ensino tradicional”, que promove um maior protagonismo aos alunos e uma atuação mediadora ao professor, o conhecimento também se torna mais palpável, presente e acessível.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Projeto... planejado... pensando


Isso mesmo, quando se tratando de educação o planejamento é fundamental, é um momento de reflexão, é a partir dele que irá se estruturar a atuação do professor ao longo do ano, a forma de avaliação, a abordagem do conteúdo.
É na construção dos objetivos que o professor ira definir o que quer com o trabalho proposto, que irá justifica-lo, demonstrar sua intenção principal.
O planejamento ocorre em três instancias que se articulam entre si o plano da escola(projeto político pedagógico), o plano de ensino e o plano de aulas. O planejamento serve de guia de orientação, não é algo técnico, mas também não pode ser amorfo.

Planejar o processo educativo é planejar o indefinido, porque educação não é o processo, cujos resultados podem ser totalmente pré-definidos, determinados ou pré-escolhidos, como se fossem produtos de correntes de uma ação puramente mecânica e impensável. Devemos, pois, planejar a ação educativa para o homem não impondolhe diretrizes que o alheiem. Permitindo, com isso, que a educação,ajude o homem a ser criador de sua história.

O planejamento também é
Processo contínuo que se preocupa com o para onde ir e quais as maneiras adequadas para chegar lá, tendo em vista a situação presente e possibilidades futuras, para que o desenvolvimento da educação atenda tanto às necessidades do desenvolvimento da sociedade, quanto as do indivíduo



GAMA, Anailton de Souza e FIGUEREDO, Sonner Arfux de. O planejamento no contexto escolar. Disponível em: http://www.uems.br/na/discursividade/Arquivos/edicao04/pdf/05.pdf. Acessado dia 2 de dezembro de 2011.