sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Projeto... planejado... pensando


Isso mesmo, quando se tratando de educação o planejamento é fundamental, é um momento de reflexão, é a partir dele que irá se estruturar a atuação do professor ao longo do ano, a forma de avaliação, a abordagem do conteúdo.
É na construção dos objetivos que o professor ira definir o que quer com o trabalho proposto, que irá justifica-lo, demonstrar sua intenção principal.
O planejamento ocorre em três instancias que se articulam entre si o plano da escola(projeto político pedagógico), o plano de ensino e o plano de aulas. O planejamento serve de guia de orientação, não é algo técnico, mas também não pode ser amorfo.

Planejar o processo educativo é planejar o indefinido, porque educação não é o processo, cujos resultados podem ser totalmente pré-definidos, determinados ou pré-escolhidos, como se fossem produtos de correntes de uma ação puramente mecânica e impensável. Devemos, pois, planejar a ação educativa para o homem não impondolhe diretrizes que o alheiem. Permitindo, com isso, que a educação,ajude o homem a ser criador de sua história.

O planejamento também é
Processo contínuo que se preocupa com o para onde ir e quais as maneiras adequadas para chegar lá, tendo em vista a situação presente e possibilidades futuras, para que o desenvolvimento da educação atenda tanto às necessidades do desenvolvimento da sociedade, quanto as do indivíduo



GAMA, Anailton de Souza e FIGUEREDO, Sonner Arfux de. O planejamento no contexto escolar. Disponível em: http://www.uems.br/na/discursividade/Arquivos/edicao04/pdf/05.pdf. Acessado dia 2 de dezembro de 2011.

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