sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Sou interacionista??


Para responder essa pergunta preciso pensar o que é o interacionismo... se partimos do conceito em si pressupomos uma interação, uma interação que se dá entre um sujeito com o objeto de aprendizagem, uma interação que reconhece a intervenção de elementos biológicos e sociais.

O interacionismo pensa a aprendizagem como uma relação de dupla fecha, que Piaget conceituou como uma construção, entender a aprendizagem como uma construção é reconhecer que não há um conhecimento prévio, que ele é, logicamente, construído e essa construção resultaria na elaboração de esquemas.
Esquemas motores e mentais, que é quando realizamos a assimilação da aprendizagem e nos tornamos capazes de iniciar um processo de reflexeção sobre o objeto de aprendizagem.
O Interacionismo é uma forma de pensar o conhecimento que não é estanque, são concebidos como interacionistas todas as teorias ou reflexões que contemplam o elemento da dupla flecha – mas geralmente fazemos uma associação inicial e direta somente com Piaget e o construtivismo.
Entendendo que ser interacionista é compreender a atuação de elementos internos – inerente ao homem, como a cognição – e elementos externos – como fatores sociais, culturais, espaciais, históricos – posso afirmar que... Sim, sou interacionista, o que de forma alguma anula minha possibilidade de reconhecer outras formas de conceber o conhecimento e a aprendizagem.
Significa que a forma como concebo a aprendizagem irá refletir nas minhas atuações como mediador do conhecimento junto ao aluno, irá ressoar na maneira como penso e organizo minhas aulas, como me relaciono com os alunos, como interpreto e avalio suas ações, define em parte quem eu sou ou quem busco ser enquanto educador.
Não é um rotulo, nem um cartão de visitas, é uma peça de um grande mosaico que me constrói como EU!!

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