quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Por que esse nome?

Passei alguns dias debruçada sobre a difícil tarefa de encontrar um nome para este blog, ao fim de tanto esforço optei por "De Paidéia a Clio" e acredito que vocês merecem uma explicação.

Paidéia é um conceito de formação que surge na Grécia antiga a partir do século V a.C. e tem como objetivo construir o homem como homem e como cidadão. Platão define Paidéia como “... a essência de toda a verdadeira educação ou Paidéia é a que dá ao homem o desejo e a ânsia de se tornar um cidadão perfeito e o ensina a mandar e a obedecer, tendo a justiça como fundamento”.

Clio é a musa da História, é filha de Mnemósines com Zeus e neta de Cronos , as duas juntas têm por função impedir que Cronos, o tempo, devore todas as coisas.

A educação e a história sempre andaram juntas, na verdade a história esta em toda a parte, e a educação para formar pessoas conscientes, criticas e atuantes na sociedade é, ou ao menos deveria ser, o objetivo de todo educador, e é esse o horizonte que almejo.

Talvez seja uma pretensão, mas a educação é feita de pretensões e utopias...

Bom, estão convidados a adentrar meu mundo de devaneios e dividir comigo os conflitos, duvidas, posicionamentos e discussões de uma educadora em         formação.                                                                                                                      
                                                      
Obra: Clio de Pierre Mignard - 1689                                              

Nenhum comentário:

Postar um comentário